O SUS é um sistema de saúde único no mundo. O Brasil possui um sistema de saúde diferente de todos os outros países, assim oferecendo serviços de saúde gratuitos, um exemplo de como a indústria da saúde funciona nos demais países é a dos Estados Unidos da América (EUA).

Agora, para melhor entendimento, vamos exemplificar algumas das várias ações do SUS:

– A vigilância sanitária é a responsável por fiscalizar todos os estabelecimentos alimentícios, de saúde, de medicamentos e de cosméticos que você usa.

– A água tratada que sai direto da torneira da casa da maioria dos brasileiros, também se deve ao SUS, uma vez que ele foi o responsável pela criação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

– Se você fez uso de vacinas, mesmo que não tenha ido ao posto de saúde, mas sim a uma clínica particular, agradeça ao SUS pela vigilância epidemiológica, que é responsável pelo conhecimento, detecção e prevenção de mudanças nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle. Além disso, se você tomou essas vacinas gratuitamente, já que muitas são caras na rede privada, o SUS também foi seu amigo nesse momento, pois é ele quem garante o Programa Nacional de Imunização.

– O Brasil ocupa a segunda colocação no ranking de transplantes e possui o maior sistema público de transplantes do mundo. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 96% dos procedimentos de todo o país são financiados pelo SUS. Além disso, 85% de todos os procedimentos de alta complexidade do país são realizados pelo SUS.

– E, sim, se você possui plano de saúde privado, você continua usando o SUS, porque ele é regulado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que faz parte da hierarquia do SUS.

Fonte: www.sanarmed.com

Deixe um comentário

três × cinco =