Desde 2019, o Inapp realiza mensalmente uma pesquisa de satisfação com usuários do Pronto Atendimento de Arroio dos Ratos. Em janeiro e fevereiro de 2020, os dados coletados apontam que os usuários avaliam como ótimo ou bom o serviço prestado pela unidade.
A pesquisa tem como objetivo identificar pontos de melhoria e, consequentemente, proporcionar um atendimento de qualidade à população que busca o equipamento de saúde.
O questionário avalia quesitos como recepção, agilidade da equipe de enfermagem, limpeza do ambiente e qualidade do atendimento médico. Os participantes podem escolher entre as alternativas “ótimo”, “bom” e “ruim”.
Nenhum item recebeu classificação “ruim”. Em janeiro, 99% dos usuários que responderam ao questionário avaliaram como ótimo o atendimento no PA. Já em fevereiro, os itens que mais se destacaram foram o atendimento da equipe de enfermagem e do corpo médico, com 100% de aprovação.
A pesquisa é voluntária e não exige identificação. Uma urna é colocada na recepção, para que os interessados possam depositar seu formulário preenchido, sem a necessidade de revelar nome e outras informações pessoais.
Para a gestora do PA, Betina Schimtt, o resultado é reflexo da constante busca da equipe em garantir o melhor atendimento possível. “Buscamos sempre aprimorar os nossos serviço”, diz. “A pesquisa funciona ainda como um estímulo à equipe de funcionários a buscar sempre o melhor”, acrescenta a gestora.
O público agradece nas redes sociais.
A pesquisa de satisfação é um importante instrumento de humanização da saúde pública e de controle de qualidade dos serviços prestados nas unidades de atendimento.