Com apenas cinco meses de funcionamento, a Unidade de Pronto Atendimento de Francisco Morato (SP) já tem motivos para comemorar: pesquisa de satisfação realizada no último trimestre revelou que a unidade tem 96% de satisfação no atendimento geral.

De março a maio, o levantamento ouviu mais de 1.168 usuários, que participaram de forma voluntária e classificaram o atendimento como ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo.

Pelo questionário, pacientes e acompanhantes puderam avaliar nove itens relacionados ao serviço prestado e à estrutura da unidade: Recepção, Espera, Atendimento de Enfermagem, Atendimento Médico, Serviço Social, Exames, Limpeza, Segurança e Conforto.

Todas as áreas foram bem avaliadas. Em oito delas, o resultado ficou acima de 90% no somatório dos três meses. Recepção e Serviço Social obtiveram avaliação acima de 98%. Atendimento de Enfermagem e Médicos vieram logo em seguida no nível de satisfação.

“É um resultado excelente se considerarmos o pouco tempo de funcionamento da UPA”, afirma o gestor da unidade, Alex Camargo. “Pela experiência que tenho em gestão na área da saúde, posso afirmar que estamos muito melhor do que muito hospital que existe há mais de 20 anos”, comemora o diretor.

Em um post publicado no dia 28 de abril, no grupo do Facebook “Eu Cuido de Francisco Morato”, que conta com mais de 16 mil membros, o paciente Charles Santos relatou sua experiência na unidade. “Fiquei muito satisfeito com a qualidade de atendimento, desde a recepção na porta da unidade até o atendimento médico”, escreveu. “Agradeço e peço aos profissionais que continuem com esse atendimento, amenizando assim a situação que os pacientes chegam na unidade”, completou.

Oportunidade de melhoria

Segundo Alex Camargo, com base nos resultados, a equipe da UPA dedicará especial atenção à diminuição no tempo de espera, um dos poucos itens que receberam notas ruins ou péssimas. “Vamos desenvolver um plano de ação específico para conseguirmos aumentar a satisfação nesse quesito já no próximo trimestre”, afirma o gestor.

Inaugurada em 25 de janeiro deste ano, a UPA FM atende cerca de cinco mil pacientes por mês.

Durante a pandemia, uma ala com três quartos foi reservada para receber pacientes com sintomas de covid-19. Casos mais graves são encaminhados a hospitais de referência da região.