Hérnia é um termo médico utilizado para descrever quando um órgão interno se desloca e acaba ficando saliente por baixo da pele, devido a uma fragilidade, o que pode acontecer em qualquer parte do corpo, como umbigo, abdômen, coxa, virilha ou coluna, por exemplo.
A hérnia pode ter diversas causas, como por exemplo o levantamento excessivo de peso e esforço extremo, tosse excessiva, fazer muita força para defecar, ter várias gravidezes num curto espaço de tempo, entre outras causas.
As hérnias podem aparecer em qualquer idade, mas são mais frequentes em adultos. Nas crianças a hérnia mais comum é a hérnia umbilical, que surge por volta dos 6 meses de idade e geralmente some sozinha por volta dos 4 anos.
Os sintomas que podem indicar a presença de uma hérnia podem incluir são:
- Saliência na pele, em qualquer região do corpo;
- Inchaço no local da saliência;
- Dor na região, especialmente depois de realizar esforços;
- Dor na região ao evacuar ou tossir.
Em alguns casos o diagnóstico da hérnia pode ser feito com base nos sintomas e através da palpação local de forma a identificar se existe alguma protuberância ou saliência sob a pele. No entanto, para confirmar o diagnóstico o médico pode pedir a realização de uma ultrassonografia. Se a região da hérnia inchar, mudar de cor ou se a dor for muito forte, é recomendado ir para o hospital imediatamente.
Quando uma hérnia aparece, ela precisa ser tratada e o mais comum é realizar uma cirurgia, com anestesia epidural. A cirurgia consiste em reposicionar o órgão no seu devido lugar, colocando se necessário uma tela de proteção para evitar que a hérnia volte.
Quando o seu tratamento é feio através de medicamentos, podem incluir analgésicos para dor ou opióides prescritos pelo médico em casos de dores fortes. É importante também sempre manter o acompanhamento médico.