O Home Office não surgiu com a pandemia do coronavírus, muitas pessoas já estavam acostumadas com este formato de trabalho. Porém, o isolamento social tornou essa prática muito mais comum. Trabalhar em home office pode ter muitas vantagens, mas nem sempre o conforto de casa é o suficiente para manter nossa saúde e bem estar.
Ao exercer as atividades em casa, é preciso prezar pela ergonomia e criar um ambiente em que a saúde, física e mental, possa estar em harmonia. Para isso, deve-se repensar o modelo de trabalho de acordo com a estrutura de uma casa. As empresas precisam ter essa preocupação com o bem estar de seus colaboradores.
Muitas pessoas já têm, há algum tempo, o costume de trabalhar em casa. Outras estão agora aprendendo a lidar com essa nova realidade. Independentemente da situação, prezar pela ergonomia no home office é muito importante para respeitar a sua saúde.
Mas o que é a ergonomia?
Ergonomia é um conceito que abrange teorias, métodos e procedimentos presentes na norma regulamentadora nº17, do Ministério do Trabalho, e nas Leis do Trabalho – CLT, em conformidade à Segurança e Medicina do Trabalho. O seu objetivo é garantir uma boa condição para que os funcionários possam exercer suas funções com conforto e satisfação, pensando no desempenho geral da empresa.
Problemas pela falta de ergonomia
No formato home office, alguns dos principais problemas que a falta de ergonomia pode trazer são inflamações, lesões e dores nos músculos, articulações, tendões, ligamentos e nervos, que podem se tornar crônicos.
As principais complicações estão englobadas no L.E.R (Lesão por Esforço Repetitivo), comum em muitas profissões onde se exerce a mesma atividade continuamente. Tais questões podem trazer problemas não só físicos, como psicoemocionais também que podem influenciar fadiga, gastrite, ansiedade, entre outros.
A ergonomia no home office
O home office oferece mais autonomia para o funcionário, ainda assim, é importante criar uma rotina, respeitando os horários e regras da empresa. Entretanto, é preciso cuidado. Para que o trabalho remoto seja produtivo não gere nenhum desconforto, o ideal é preparar um espaço na casa para fazer de escritório, mesmo que não seja um cômodo inteiro. Evite trabalhar no sofá ou na cama. Mantenha a coluna reta em uma postura confortável e a respiração consciente.
Ergonomia fala, sobretudo, de corpo. Por isso, além da estrutura que a empresa pode oferecer, o funcionário também deve estar atento aos seus hábitos a fim de cultivar sua saúde. Aqui vão algumas dicas de como fazer que home office seja mais proveitoso.
1. Apoie bem os antebraços
Alimentos saudáveis, como frutas, legumes e verduras, são protetores do nosso organismo contra as doenças crônicas. Enquanto outros alimentos são associados ao desenvolvimento de doenças, como o câncer, doenças cardíacas, obesidade, diabetes e outras enfermidades.
2. Tenha uma cadeira adequada
Escolha uma cadeira com um encosto confortável para as costas e com regulagem de altura. Posicione o monitor do computador ou o notebook de maneira que não seja preciso manter o tronco e o pescoço torcidos para o lado para você poder olhar a tela.
3. Coluna ereta e pés no chão
Enquanto estiver usando o computador, procure sentar com a coluna ereta e os pés bem apoiados no chão para evitar dores nas costas. Caso os pés não alcancem no piso, o ideal é mantê-los em um banquinho ou em apoios específicos para eles.
4. Regule a luminosidade das telas
Faça uma regulagem adequada de brilho, contraste e luminosidade do monitor. Uma tela muito clara leva a franzir a testa e contrair os olhos para enxergar melhor, forçando a musculatura ocular, do couro cabeludo e da testa, e isso pode causar enxaqueca ou dor nos ombros e no pescoço.
5. Desvie o olhar da tela de vez em quando
Para descansar a vista, a cada hora procure desviar o olhar da tela e observe o horizonte ao longe através da janela, ou deixe o olhar solto, desfocado e o mais distante possível. Olhar para o nada relaxa a musculatura ocular.
6. Avalie sua postura com frequência
Sempre se pergunte “como está a minha postura?”. Faça uma autoleitura do seu corpo. Observe se os ombros, cabeça e pescoço estão projetados para a frente. Para corrigir, mantenha a coluna ereta e leve os ombros e o pescoço um pouco para trás.
7. Faça alongamentos e caminhe
Ao permanecer muito tempo na mesma posição, a tendência é enrijecer a região entre as escápulas e isso afeta o funcionamento do estômago, duodeno, baço, intestino e pâncreas. Por isso é importante fazer pausas para espreguiçar, alongando o tronco e caminhando um pouco para reativar a circulação das pernas.
Buscar a ergonomia no home office é imprescindível não apenas para a sua disposição durante o trabalho, mas também para sua saúde física e mental.