A temporada de inverno começou oficialmente no último dia 21 e com ela vêm as baixas temperaturas, maior concentração de poluentes e baixa umidade do ar, cenário que pode desencadear doenças como gripes e resfriados, rinites alérgicas, pneumonias e outros problemas respiratórios. Isso acontece porque, em climas frios e úmidos, os vírus sobrevivem mais tempo no ambiente. 

Para garantir a sua saúde e a da sua família e evitar que aumentem os números de casos de Covid-19 e de internações por doenças respiratórias num momento em que os serviços de saúde ainda estão sobrecarregados, é preciso ficar atento a algumas medidas de prevenção. Confira!

Evite aglomerações e lugares fechados

A temperatura mais fria pede mais calor e lugares quentinhos. Assim, a tendência é as pessoas se concentrarem em lugares fechados, aumentando a chance de contaminação. Evite aglomerações em espaços sem ventilação.

Use máscara e limpe as mãos com frequência

O uso das máscaras e a higiene das mãos são hábitos essenciais para a proteção não só contra a Covid-19, mas todas as outras doenças respiratórias que são comuns no inverno. Lembrando que os vírus que causam essas doenças podem ser transmitidos de duas formas: por meio do contato com as secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada; ou pelas mãos, que podem carregar o vírus para a boca, nariz e olhos ao tocar em superfícies contaminadas. Por isso a importância do uso frequente das máscaras e da limpeza das mãos com água e sabão ou álcool em gel.

Mantenha os ambientes arejados

Como à noite é mais difícil ficar com portas e janelas abertas, aproveite o dia para arejar o ambiente de casa ou do trabalho e renovar o ar interno. Isso ajuda a eliminar os possíveis agentes das infecções respiratórias que possam estar presentes. Outra dica que faz toda diferença: antes de usar, lave ou deixe algumas horas no sol casacos e cobertores que estavam há muito tempo guardados no armário.

Capriche na alimentação

Manter hábitos saudáveis, como uma alimentação balanceada, é fundamental para reforçar o sistema imunológico, de defesa do corpo, nesta época do ano. Capriche em alimentos ricos em vitaminas, especialmente a vitamina C, como limão, laranja e acerola, e na hidratação do corpo. No frio, as pessoas tendem a ingerir menos água, porém, é importante manter o consumo diário entre 1,5 e 2 litros. Valem sucos naturais e água de coco. Evite apenas bebidas industrializadas, que têm muito açúcar.

Se sentir sintomas, procure ajuda médica

Se sentir sintomas de gripe ou de Covid-19, como febre alta, dores no corpo e perda de paladar ou olfato, procure uma unidade de saúde mais próxima e evite se automedicar sem consultar um especialista. Há alguns medicamentos que podem atrapalhar o tratamento da Covid-19, caso o quadro seja confirmado.

Tome a vacina da gripe

A campanha nacional de vacinação contra a gripe começou em abril. Você já tomou a sua? É muito importante tomar a vacina pois ela ajuda a diminuir a gravidade da doença, caso você venha a contraí-la, e as chances de complicações. Leia mais aqui sobre a vacina da gripe.

Deixe um comentário

cinco × três =