Chegou o momento mais aguardado pelos amantes da maior festa popular do Brasil. No Carnaval, a combinação de calor excessivo, alimentação inadequada e ingestão abusiva de bebidas alcóolicas costuma ocasionar o aumento de certos tipos de ocorrências nos postos de saúde, como desidratação, intoxicação e infecções.
Conversamos com o Dr. Felipe de Oliveira Flores, médico especializado em clínica médica e endocrinologia, e diretor técnico da Unidade de Pronto Atendimento de Francisco Morato (UPA-FM), para saber como aproveitar os dias de folia sem comprometer a saúde.
Se beber, tome água
De acordo com o especialista, problemas oriundos do consumo excessivo de álcool são os mais comuns nesta época do ano. “Vômitos e lesões corporais – acidentais ou intencionais – são alguns deles”, afirma Flores. Se for beber, portanto, não exagere na quantidade e intercale o consumo com outros líquidos, principalmente água mineral.
Mantenha-se hidratado
Por coincidir com o verão, o Carnaval é uma época propícia para a desidratação. “As altas temperaturas, associadas à exposição prolongada ao sol e ao consumo de bebida alcoólica levam o corpo a sofrer uma maior perda de água e minerais, que pode causar tontura e outros incômodos”, explica Flores. O ideal é repor líquido ao longo do dia. Água mineral, água de coco e sucos naturais são ótimas opções. Evite refrigerantes, que têm pouco poder de hidratação.
Proteja-se do sol
Além da desidratação, outros problemas relacionados à exposição ao sol são insolação e queimaduras. Procure usar chapéu ou boné com aba larga, óculos de sol com proteção UV e protetor solar. “Lembrando que o filtro deve ser reaplicado várias vezes ao longo do dia, pois só uma aplicação não é o suficiente” alerta o médico.
Evite alimentos gordurosos
Alimentos gordurosos, como frituras, deixam a digestão mais lenta e causam sensação de inchaço e de estômago pesado. Prefira manter uma alimentação mais leve e equilibrada, rica em frutas, verduras, legumes, carnes brancas e alimentos integrais, que vão fornecer energia suficiente para curtir a rotina de festa. Além disso, procure não ficar muitas horas seguidas sem ingerir nenhum alimento.
Cuide da sua higiene
Micoses e gastroenterocolite aguda (diarreia e vômitos) também são comuns no Carnaval. A dica é não descuidar da higiene – sempre lavar as mãos antes de manusear alimentos e depois de evacuar, e evitar contato com superfícies muito sujas. No caso das micoses, é importante evitar permanecer com as regiões de dobras do corpo molhadas, como axilas, dedos do pé e virilhas, e usar sapatos fechados por longo período. Lugares quentes e úmidos são os preferidos dos fungos causadores de micoses.
Faça sexo seguro
Diversas doenças podem ser transmitidas pelo sexo. Para evitar a contaminação, o melhor método é usar preservativo durante a relação, seja ele masculino ou feminino.
Não deixa água acumulada
O médico faz uma alerta final para a dengue. “Estamos na época das chuvas. É preciso tomar cuidado para não deixar água acumulada em vasos e pratos em casa, para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite a doença”, afirma.
Foto utilizada:
Party photo created by freepik – www.freepik.com