A má alimentação pode ser extremamente prejudicial a nossa saúde a longo prazo. Um indivíduo mal alimentado está predisposto a patologias como: desnutrição, obesidade e outros tipos de doenças crônicas. Porém, uma mudança de hábitos pode reverter problemas causados pela falta de nutrição.
O consumo de alimentos de baixo valor nutricional, que contêm o excesso de sódio, açúcar, gorduras trans e saturadas aliado à falta de exercícios físicos, tendem a trazer graves consequências na vida e saúde de qualquer um. A alimentação saudável é uma das melhores maneiras de garantir qualidade de vida, porque faz nosso corpo funcionar de forma adequada e também ajuda na prevenção de doenças.
Muitas vezes a reeducação alimentar se faz necessária, e o profissional responsável por orientar o novo estilo de vida, é o nutricionista. Apenas um médico desta área poderá indicar o melhor caminho para cada pessoa, a partir de consultas e exames, acompanhando todo o processo em busca de uma vida mais saudável. Ele conhece bem os alimentos e detêm informações sobre qual é a melhor forma de prepará-los e como utilizá-los de maneira mais eficaz em cada caso.
Um cardápio variado nem sempre é saudável por si só, a nutrição, como ciência explora então essa variedade para avaliar a qualidade e natureza desses alimentos. Tudo deve ter um equilíbrio, pois todo excesso é prejudicial à saúde. Uma dieta precisa ser balanceada, rica em proteínas, gorduras boas, carboidratos, fibras, vitaminas, água e sais minerais. Esses itens são essenciais para todas as pessoas que pretendem ter uma vida melhor.
Alguns dos benefícios que a nutrição proporciona:
Prevenção de doenças
Alimentos saudáveis, como frutas, legumes e verduras, são protetores do nosso organismo contra as doenças crônicas. Enquanto outros alimentos são associados ao desenvolvimento de doenças, como o câncer, doenças cardíacas, obesidade, diabetes e outras enfermidades.

Retardar o envelhecimento
Comer bem também ajuda a evitar doenças que podem diminuir a expectativa de vida. O consumo de alimentos saudáveis, em combinação com exercícios, pode estender a longevidade.

Equilíbrio hormonal
Com um balanço entre proteínas e carboidratos, em cada refeição, o organismo consegue manter os níveis dos hormônios equilibrados, auxiliando não só no combate à obesidade e ao diabetes, como em diversos outros fatores que afetam diretamente a nossa saúde.

Combate às dores corporais
Desconfortos musculares, como dores nas costas e nas pernas, podem ser resultados da má alimentação, causando indisposição para realizar as atividades do dia a dia.

Melhora do humor
Se você fornecer ao seu corpo tudo que ele precisa, sua mente lhe recompensará. Uma boa alimentação reduz alterações de humor e pode contribuir na manutenção da liberação do cortisol, o hormônio do estresse.

Aumenta a energia
A ingestão de alimentos saudáveis também garante mais energia e disposição para executar as atividades do cotidiano. Pessoas com maus hábitos alimentares tendem a sofrer de cansaço, mau humor, insônia, sobrepeso ou obesidade.

Os benefícios podem ser observados em pouco tempo e só tendem a aumentar com o passar dos anos. A vida é feita de escolhas. Tome as suas em consciência, encontre o equilíbrio entre os prós e contras dos seus gostos pessoais, rumo a uma vida mais saudável e sem esquecer que é a sua qualidade de vida que pretende melhorar.