Refluxo gastroesofágico ou simplesmente azia, atinge cerca de 25% da população mundial. Ela caracteriza-se pelo retorno do conteúdo gástrico para o esôfago, cuja mucosa não está preparada para receber substâncias ácidas. É quando o conteúdo estomacal, incluindo ácido e bile, retorna do estômago para o esôfago, provocando inflamação no esôfago e dores na parte inferior do tórax.
O refluxo é mais comum em pessoas que ingerem uma grande quantidade de comida e se deitam logo em seguida, pois, como o estômago está cheio, o esfíncter terá mais dificuldade para se fechar.
A azia, sensação de queimação no peito e abdômen, é o sintoma mais evidente de refluxo gastroesofágico. Ela pode ser acompanhada de regurgitação, com gosto ácido e azedo, que é quando o conteúdo gástrico chega até a boca. Caso isso aconteça, pode causar também náuseas, vômito, dor de garganta, rouquidão e tosse.
Alguns fatores que contribuem para o Refluxo gastroesofágico incluem:
- Ganho de peso
- Alimentos gordurosos
- Bebidas cafeinadas e gasosas
- Álcool
- Tabagismo
- Certos medicamentos
O tratamento para Refluxo gastroesofágico inclui a administração de medicamentos que diminuem a produção de ácido pelo estômago, paralelamente, o médico pode orientar o paciente a perder peso, evitar alimentos e bebidas que agravam o quadro, dieta, exercícios físicos, entre outros.