Corpo de colaboradores recebeu orientações sobre políticas públicas de saúde, processos de atendimento no SUS e a importância do acolhimento e do trabalho em equipe

Em janeiro de 2020 será inaugurada a primeira Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da cidade de Francisco Morato (SP). Trata-se de uma conquista da população da região, que desde 2010 vinha reivindicando a abertura de uma UPA no município. O INAPP será responsável pela administração e operacionalização das atividades no equipamento e, no dia 10 de dezembro, promoveu o primeiro encontro entre os profissionais que irão compor a Unidade.

Realizado na UNIVESP – Universidade Pública de Francisco Morato, em parceria com a Prefeitura Municipal de Francisco Morato e o Serviço de Assistência Médica (SAME), o evento teve como objetivo proporcionar a integração entre os colaboradores e apresentar à futura equipe questões inerentes ao dia a dia do trabalho numa unidade de pronto atendimento.

Os especialistas responsáveis pela capacitação abordaram temas como a saúde pública no Brasil, os princípios e diretrizes do SUS, a missão de uma UPA, os processos de atendimento, as redes de atenção integral à saúde e a importância do trabalho em equipe.

“Nosso objetivo era preparar os colaboradores para lidar com todo tipo de situação envolvida no serviço”, afirma Selma Nascimento, uma das instrutoras responsáveis pelo treinamento. “Como são profissionais que estão iniciando um trabalho, buscamos apresentar as ferramentas e as técnicas que eles terão disponíveis para garantir a eficácia no atendimento à população”, complementa a instrutora.

Logo no início da manhã, a prefeita da cidade, Renata Sene, deu as boas vindas aos convidados. Em seguida, os futuros funcionários puderam conhecer a história das políticas públicas de saúde no Brasil e o conceito do Sistema Único de Saúde.

“Trouxemos reflexões importantes como a saúde como um direito que deve ser garantido mediante as políticas públicas de estado, contamos um pouco da história da construção do SUS, falamos dos princípios de equidade e da universalidade no atendimento, e aprofundamos o entendimento de como funciona a rede de atenção às urgências e emergências, onde a UPA está inserida”, relata a instrutora Thais Araújo.

Turma Treinamento UPA Francisco Morato

(Da esquerda para direita: Alessandra Jesus Santana Silva, Lilian Gimenez, Debora Cerazza, Alex Camargo, Superintendente Marcelo Simões, Prefeita Renata Sene, Bianca Azevedo Pinto, Tatiane Aparecida Gonçalves e Brunie Azevedo Pinto)

A capacitação também contou com a participação do superintendente do SAME/FM, Marcelo Simões e da Diretora Administrativa do SAME/FM, Débora Oliveira Cerazza Ferreira, que abordaram as características da rede de saúde pública de Francisco Morato, e detalhou como será a relação da UPA com os hospitais do município.

Outro tema explorado foi a classificação de risco, sistema que prioriza o atendimento de acordo com o quadro clínico dos pacientes. A instrutora Selma Nascimento explicou aos participantes como funciona e destacou a importância desse dispositivo para a melhoria do atendimento à população.

Os colaboradores tiveram ainda a oportunidade de conhecer o sistema eletrônico de informação da Unidade, que reunirá os dados de todos os pacientes e facilitará a consulta aos prontuários médicos.

Mais de 40 profissionais participaram da capacitação – entre auxiliares de enfermagem, enfermeiros, técnicos de Raio-X e profissionais da área administrativa. Os candidatos que não puderam estar presentes na data terão a chance de participar de nova turma em janeiro (data a definir).

Além dos serviços de urgência e emergência, a UPA-24h de Francisco Morato oferecerá atendimento em clínica geral e pediatria. Segundo o diretor do equipamento, Alex Ricardo de Camargo, a expectativa é de que a Unidade atenda cerca de 14 mil pessoas por mês. “Antes, a população tinha que ir até Franco da Rocha, onde ficava a UPA mais próxima”, comenta o especialista. “Com certeza haverá uma migração para a nossa unidade; estamos cheios de energia e prontos para o trabalho.”