A atenção domiciliar (AD), política de atendimento na moradia do paciente, já era uma prática oferecida pelo Pronto Atendimento de Arroio dos Ratos à população local. Desde o início da pandemia, porém, a equipe do PA tem intensificado esse serviço, com foco no atendimento a pacientes do grupo de risco.

“Nosso objetivo é evitar que pacientes mais sensíveis precisem sair de casa e se desloquem sem necessidade”, afirma Betina Schmitt, enfermeira responsável pelo PA. “Levamos todo o equipamento necessário à casa do paciente, que é atendido sempre por uma profissional de enfermagem do PA”, explica a gestora. Segundo Betina, as visitas são realizadas diariamente.

A orientação do SUS é para que as consultas a domicílio priorizem aquelas urgentes, em que o prejuízo seria maior se o paciente fosse a um hospital ou consultório e corresse o risco de entrar em contato com muitas pessoas.

No final de junho, a região de Porto Alegre, em que Arroio dos Ratos está inserida, voltou à fase vermelha (de risco alto), devido à piora no número de casos de covid-19.

Outro serviço que o PA colocou à disposição de seus pacientes durante a quarentena foi a consulta por telefone. De acordo com Betina, o foco é eliminar as dúvidas dos pacientes em relação à conduta que deve ser tomada em casos mais leves de sintomatologia. O paciente é atendido por um profissional da recepção que, em seguida, direciona a ligação ao enfermeiro de plantão.

Em abril, o governo federal sancionou lei que autoriza o uso da telemedicina durante a pandemia, em caráter emergencial. A prática consiste no exercício da medicina mediado por tecnologias, como plataformas online e aplicativos de áudio e vídeoconferência.

No SUS, os pacientes podem buscar orientação gratuitamente ligando para o número 136 ou utilizando o aplicativo Coronavírus – SUS. Além disso, é possível agendar consultas virtuais com especialistas dos postos de saúde de Atenção Primária por meio de chat online disponível no site saúde.gov.br/coronavirus.

Fontes consultadas

Postos de saúde do SUS terão consulta virtual