A população da cidade de Francisco Morato, na região metropolitana de São Paulo, começou o ano com uma boa notícia: após dez anos de espera, foi inaugurada a primeira Unidade de Pronto Atendimento do município.
O evento aconteceu na manhã do dia 25 de janeiro e contou com a presença das principais autoridades da cidade. Na cerimônia de abertura, a prefeita Renata Sene destacou a parceria com o legislativo, que foi fundamental para a continuidade da obra da UPA.
O projeto da readequação da unidade é de 2010, porém, as obras pararam em 2012 e só foram retomadas em 2018, quando a atual gestão e o Ministério da Saúde reafirmaram compromisso de entrega da unidade.
“Eu gostaria de abraçar cada um de vocês que nos ajudaram a viver esse sonho hoje, aliás, seus anseios são os nossos, assim como os sonhos que realizaremos juntos. A UPA 24H é realidade e a prova que nada é impossível”, afirmou a prefeita.
O superintendente municipal de Saúde, Marcelo Simões, também ressaltou a conquista. “Agradecemos ao apoio que tivemos nessa caminhada até aqui. O que a UPA 24H representa é muito além do que uma simples conquista. É a materialização do que para alguns, parecia impossível”, disse.
Entre outras autoridades, também participaram do evento o vice-prefeito, Dr. Araguacy; o prefeito em exercício de Franco da Rocha, Dr. Nivaldo; a secretária municipal de Saúde de Franco da Rocha, Lorena Oliveira, e o presidente do Instituto Núcleo de Apoio às Políticas Públicas (INAPP), Pedro Faleiro.
O INAPP é a organização social (OS) responsável pela administração, gerenciamento e operacionalização das atividades no equipamento. A entidade promoveu, em 2019, processo seletivo para contratação do corpo clínico e administrativo para a unidade e, antes da inauguração, realizou o treinamento dos profissionais (leia mais aqui).
Foram contratados cerca de 40 profissionais, sendo três médicos e um pediatra, para compor a equipe da unidade.
Após os discursos de abertura, todos os presentes foram convidados a entrar na unidade para fazer uma visita.
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vereador Nadir Mariano de Lima – seu nome completo – funcionará 24 horas com serviços de urgência e emergência nos atendimentos clínicos e pediátricos, além de serviço de radiologia e laboratório de análises clínicas. A previsão é que a unidade receba cerca de 13 mil usuários por mês.